Percebo que muitos candidatos ao CACD sentem falta de um livro de fácil digestão e, ao mesmo tempo “completo” sobre a História da América Latina, com ênfase nas Relações Internacionais. A maioria dos livros de História Geral mencionam a História do continente, mas sem entrar em certos detalhes. Por outro lado, a coleção História da América Latina, de Leslie Bethell, é ótima, mas massacrante pela quantidade de detalhes, que deixariam qualquer candidato ao CACD enlouquecido.
Desbravando estantes de livrarias, sempre que encontro tempo, deparei-me com As Relações Internacionais da América Latina, de Luiz Felipe V. Moreira, Marcela C. Quinteros e André R. Silva (Editora Vozes). O livro é dividido em três partes e, na verdade, trata-se de um resumo muito bem feito: mais conteúdo em menos papel. O texto parte das independências, formação e consolidação de Estados latino-americanos, seguindo até o ano de 2009; e a abordagem se baseia no protagonismo das elites locais, não somente no reflexo dos investimentos estrangeiros na região, um “revisionismo” na análise feita nas décadas de 1960 e 1970.
Os Estados Unidos são citados de maneira constante pelo fato de sua História se misturar com a do restante do continente. Guerras, anexações e intervenções estão presentes no texto. Idem neoliberalismo e globalização. Este é um livro rico em detalhes e, ao mesmo tempo, de fácil leitura _ quase não percebi o tempo passar ao longo de suas quase 400 páginas _ mas, deve ser lido com atenção e relido.

Nenhum comentário:
Postar um comentário